Ao fundar uma empresa todos estão sujeitos a passar por uma crise. Elas podem surgir de diversas maneiras, às vezes por causa de um fator externo ou por uma ação que a empresa realizou que pareceu inadequada ao público. Mas a questão é: como lidar com as crises nas redes sociais? Nós vamos te ajudar através deste artigo.

Com a popularização das redes sociais todo mundo ganhou voz e com isso, ficou muito mais fácil das pessoas exporem negativamente a sua empresa. É por isso que você deve estar preparado para fazer uma boa gestão de crises quando essas ocorrerem, pois se a sua empresa não estiver preparada, você pode perder o controle da situação.

Agora nós vamos te dar algumas dicas de como realizar uma boa gestão de crises.

Pare, observe e reúna todas as informações

Claro que em um momento de crise o que desejamos e precisamos é agir rápido. No entanto, essa ação tem que ser baseada em informações importantes sobre o que realmente está acontecendo. Por isso, o primeiro passo quando a crise ocorrer é parar, observar o que está acontecendo e então reunir todas as informações. Dessa forma será mais fácil pensar em quais medidas você deve tomar.

Não deixe de se pronunciar

Em um momento de crise a sua audiência espera por um pronunciamento seu e assim como as pessoas utilizam as redes sociais para se manifestar sobre a sua empresa, você deve utilizar o poder delas para se pronunciar. Depois de se informar sobre os acontecimentos, prepare um pronunciamento claro, com uma resposta adequada e que demonstre o seu lado da história. Portanto, não se esqueça de ressaltar os valores da sua empresa neste momento.

Seja atencioso com as pessoas

Por fim, quando a crise acontecer saiba conversar com as pessoas de forma pacífica. As pessoas que se pronunciarem contra a sua empresa precisam ver que você se importa com os comentários delas e deseja solucionar o problema. Por isso, tente chamá-las no privado e escute o que elas têm a dizer. Também recomendamos que você fale no privado para evitar que o problema se alastre.

Essas são apenas algumas das principais dicas para você gerenciar as crises nas redes sociais, mas lembre-se que além de tudo isso, é importante manter um registro do que ocorreu, quais ações foram feitas e os resultados obtidos. Pois as crises podem ocorrer a qualquer momento, então você precisará de material de consulta.

Se você deseja realizar um gerenciamento de redes sociais com qualidade, converse conosco. Nós temos um plano certo para a sua empresa.