Ao final de cada ação de Marketing Digital é necessário mensurar os resultados. Isso serve para verificar o que seu público realmente gosta. E se você utiliza as redes sociais é essencial aprender a mensurar os resultados finais em cada uma delas. Por isso, hoje vamos te ensinar quais dados devem ser analisados no Instagram.

A melhor forma de analisar as campanhas que realmente oferecem retorno para a sua marca é mensurando os resultados. Pois realizar ações sem verificar o que realmente funciona pode significar perda de tempo e de dinheiro. Isso ocorre porque em toda ação de Marketing Digital é necessário realizar alguns ajustes. No caso do Instagram existem diversas formas de você mensurar os resultados dos seus posts e nós vamos listar algumas das principais para te ajudar

Número de Seguidores no Instagram

É muito importante avaliar o crescimento da sua conta no Instagram. Se você sempre está com o mesmo número de seguidores é importante verificar o que está acontecendo de errado, pois o normal é que o número de seguidores aumente frequententemente. Escolha um período de tempo para analisar o crescimento do seu Instagram, você pode fazer isso mensalmente por exemplo. Anote em uma planilha o número de seguidores e assim você poderá avaliar quanto o seu perfil cresceu.

Número de Curtidas

Tanto no Facebook, quanto no YouTube e Instagram, as pessoas podem curtir o seu conteúdo. Essa é a medida mais fácil para verificar o quanto os usuários gostam das suas postagens. Claro que um número muito grande de curtidas não é a única forma de mensurar os resultados, mas ela pode servir como termômetro.

Engajamento

O engajamento é uma excelente forma para mensurar os resultados que você tem obtido com o Instagram. Para isso você deve dividir o número de curtidas e comentários pelo o seu número de seguidores. Ou seja, você deve fazer o seguinte cálculo: Número de curtidas + número de comentário e dividir o resultado pelo o número de
seguidores. 150 curtidas + 20 comentários = 170/1000 seguidores = 3.4% de engajamento.

Comentários

Outra forma de verificar os resultados do seu Instagram é analisando o número de comentários que você receber. Claro que para isso é importante verificar quais os tipos de comentários que estão sendo feitos e se eles realmente demonstram um envolvimento com a publicação. Essas são apenas algumas das múltiplas formas de mensurar os resultados do seu Instagram. Portanto, avalie os seus posts e se após fazer a mensuração, você verificar que não tem obtido bons resultados, fale conosco que vamos te ajudar no desenvolvimento do conteúdo certo.