Marketing de Conteúdo: utilize para fidelizar clientes

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Grandes marcas e empresas estão investindo no Marketing de Conteúdo para gerar novos negócios. Contudo, essa estratégia não serve apenas para aumentar as vendas, ela também auxilia a reter e fidelizar os seus clientes. Isso porque com ele você gera autoridade tirando dúvidas e ensinando o uso correto dos seus produtos e serviços. Mas como fazer isso corretamente? Nós vamos explicar neste artigo. Como posso reter cliente com o marketing de conteúdo Empresários sabem que conquistar um novo cliente é mais caro do que fidelizar. Contudo, para manter a saúde financeira da sua empresa, é preciso manter os clientes antigos. Afinal, os investimentos para conquistá-los são sempre maiores. E o marketing de conteúdo pode te ajudar. Desenvolva conteúdos que solucione problemas Desenvolver conteúdos que solucione os problemas do seu público é uma ótima estratégia para fidelização. Além de posicionar a sua empresa como autoridade no segmento, estes conteúdos geram relacionamento entre o cliente e a marca. Também ajuda a demonstrar que você não está exclusivamente preocupado em vender. Invista em conteúdos segmentados Desenvolver conteúdos segmentados é muito importante para promover a sua marca e empresa. Afinal, essa é uma forma de segmentar os clientes e fazer com que você converse diretamente com o público que deseja alcançar. Para isso, é preciso que você saiba com quem está falando. Uma maneira fácil de fazê-lo é desenhando o perfil da sua persona. Crie conteúdos institucionais Falar sobre a sua empresa e quais as suas conquistas é fundamental para que os seus clientes te conheçam. Dessa forma, o cliente desenvolve maior empatia pela a sua empresa e a sua marca conquista a confiança dele. Divulgue a sua participação em eventos, promoções, premiações, a história da sua empresa. Tudo isso, ajuda a cativar o cliente. Essas são apenas algumas formas de fidelizar o seu cliente por meio do Marketing de Conteúdo. Aliás, você pode desenvolver muitas formas de conteúdos como: central de ajuda, ebook, manuais, tutoriais. E se você precisa de ajuda, converse conosco hoje mesmo.

Marketing digital: principais erros

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Existem diversos erros no marketing digital que a sua empresa não deve cometer. No entanto, muitas empresas estão cometendo erros que são capazes de acabar com toda a estratégia. Neste artigo vamos falar sobre os principais dele, para que você obtenha maior sucesso de vendas. Com o objetivo de aumentar as vendas e conquistar maior visibilidade, muitas empresas estão investindo em Marketing Digital. No entanto, a falta de um objetivo claro, a pressa em obter resultados, entre outros fatores, estão fazendo com que a estratégia seja perdida. Mas quais são esses erros? Confira agora: A falta de cronograma é um dos principais erros no marketing digital A falta de um cronograma ou até mesmo não respeitá-lo faz com que toda a campanha seja perdida. Afinal, em uma campanha de marketing digital tudo está encadeado e se algo não é feito no prazo, todo o trabalho é perdido. Trabalhe com um método de organização e crie um cronograma de datas e prazos. Desta forma, você garante melhores resultados. Ao montar o seu cronograma esteja atento aos seguintes detalhes: Toda a equipe deve estar ciente do cronograma; Algumas demandas são mais demoradas, então seja cuidadoso ao estabelecer as datas; Tenha uma margem de erros para caso ocorra um imprevisto. Não saber quais os seus objetivos Uma campanha de marketing digital não deve ser iniciada se os objetivos não estiverem claros. Afinal, desenvolver o conteúdo sem saber onde se quer chegar é um grande erro. Desta forma, ao definir os objetivos fica mais fácil definir o conteúdo e é possível evitar a perda de tempo e dinheiro. Ao definir os objetivos você deve listar o seguinte: Qual o público que pretende alcançar; Quais os objetivos; Qual a mensagem deseja transmitir; Quem deve integrar a sua equipe. Não testar previamente as campanhas Colocar uma campanha no ar sem fazer antes os testes necessários é um erro gravíssimo que você não deve cometer. Por exemplo: colocar uma campanha no ar sem antes testar os links, verificar os números de contato, ou enviar para páginas com quebras de código. Por isso, tenha sempre um checklist do que deve ser testado antes de vincular uma campanha. Portanto, esses são apenas alguns erros que você não deve cometer ao iniciar as suas ações de marketing digital. E se você precisa de ajuda com a sua estratégia, fale conosco. Estamos prontos para te ajudar.

Presença digital: afinal, o que é isso?

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Construir uma presença digital forte na internet é essencial para quem deseja alavancar nos negócios. Afinal, atualmente todos estão conectados às redes sociais. E se a sua empresa ainda não investiu nisso, ela pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio. No entanto, desenvolver um site e possuir perfil em diversas redes sociais postando esporadicamente não é suficiente. Pois a presença online é o que reflete o valor de marca na internet. E para que ela seja bem desenvolvida, existe alguns pontos que você deve considerar. Neste artigo vamos falar um pouco sobre essa presença online. O que é presença digital? Este é um assunto muito falado e bem amplo, mas vamos tentar falar brevemente sobre ele para que você compreenda os principais pontos. A presença de uma empresa nos meios digitais é a forma como ela se posiciona na internet. Ou seja, como ela utiliza dos recursos digitais para se comunicar e relacionar com o seu público. Com o avanço da tecnologia, ficou muito mais fácil para que os clientes consigam as informações sobre diversas empresas com apenas um click. Com isso, antes de realizar qualquer compra eles primeiro usam as redes para buscar as informações que desejam. Ou seja, se a sua empresa não está ativa no meio online, provavelmente ela perderá esse cliente para a concorrência. Por que devo trabalhar nisso? O principal motivo é: os seus clientes estão nas redes sociais. E se os seus clientes estão nelas, pode apostar que os seus concorrentes também estão. Atualmente, seja de qual segmento a sua empresa for, o seu cliente está conectado. E você precisa ter um canal para se comunicar com ele. Se ele não te encontra conectado, pode apostar que você não está gerando valor. Toda estratégia de Marketing Digital inicia por aqui. Com a finalidade de gerar valor, você precisa desenvolver conteúdos que sejam capazes de suprir as necessidades do cliente durante a jornada de compra. Ou seja, resolver os seus problemas e dores no momento certo. Desta forma, além de desenvolver valor para a sua marca, você consegue fidelizar o seu cliente. Além disso, com uma boa presença online, você consegue transmitir o posicionamento da sua marca e atrair os clientes que pensam como você. Portanto, se você deseja atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, invista hoje mesmo na geração de valor da sua empresa. Converse conosco, que vamos te auxiliar nessa trajetória.

Logotipo: desenvolva com um bom profissional

Logotipo

Uma boa identidade visual é fundamental para passar ao seu cliente que a sua empresa tem credibilidade no mercado. No entanto, diversas empresas no intuito de economizar, não investem em um bom projeto gráfico e por isso, posteriormente precisam investir em um redesign. Neste artigo vamos falar sobre a importância de investir na criação de um logotipo profissional. Uma empresa que deseja ser reconhecida no mercado e passar credibilidade aos seus clientes deve investir em sua identidade visual, e isso quer dizer muito mais que desenvolver um logotipo. No entanto, o logotipo não pode ser ignorado, pois ele é a identidade da sua empresa e será principalmente por ele que a sua empresa será reconhecida pelo o seu cliente. Desenvolva um logotipo profissional Sem dúvida alguma você deseja ter uma marca consolidada e este é um dos principais motivos para você desenvolver um logotipo profissional. Um logotipo faz com que o seu público reconheça a sua empresa, produto e serviço. Por isso, o ideal é que você busque um profissional qualificado para desenvolvê-lo. Isso porque o desenvolvimento de um logotipo envolve pesquisas para que o resultado seja criativo, mas de acordo com o nicho que a empresa está inserida. Um logotipo tem como princípio fazer com que a sua empresa seja lembrada pelo o seu público de forma fácil. Portanto, quando um logotipo é muito bem desenvolvido, pode acontecer de ele ser lembrado quando se fala de um serviço que a empresa dona dele realiza. Quer um exemplo: Chicletes. Para que isso ocorra, é preciso muito estudo e dedicação dos profissionais que irão desenvolvê-lo e esse estudo passa desde as cores que serão utilizadas até o conceito que será aplicado. Então, por isso é tão importante pensar no profissional correto para desenvolver este trabalho. Revitalização da sua marca Assim como produtos passam por um processo de evolução e modernização, os logotipos também podem ser revitalizados. Isso ocorre principalmente devido à mudança de comportamento do consumidor e grandes marcas já passaram por esse processo. Existem diversos motivos para você optar por uma revitalização da sua marca, podendo ser executar um trabalho mais profissional, modernização ou reposicionamento de marca. Portanto o seu logotipo deve evoluir juntamente ao mercado. Se você deseja um logotipo que passe a seriedade da sua empresa, converse conosco. Temos profissionais experientes no desenvolvimento de grandes marcas.

Site responsivo: 4 motivos para investir

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Ter um site é fundamental para fortalecer a sua presença online. No entanto, apenas ter não é suficiente para garantir essa presença e aparecer nas primeiras páginas dos principais mecanismos de buscas ou manter o usuário por mais tempo dentro dele. Por isso, neste artigo vamos falar sobre a importância de desenvolver um site responsivo. Mas o que é um site responsivo? Um site responsivo é aquele que adapta o seu conteúdo para todos os formatos de tela, ou seja, uma pessoa consegue navegar por ele facilmente por meio de tablets, computadores ou smartphones. Portanto, ele redimensiona menus, fotos e textos fazendo com que a navegação do usuário seja uma boa experiência. Mas quais são as vantagens? Como você pode perceber o objetivo dos sites responsivos é oferecer uma melhor experiência ao usuário, mas existem outros motivos que pode te fazer desejar desenvolver um site responsivo e agora vamos te apresentá-los. Otimização para uso mobile Atualmente grande partes dos usuários não navegam mais na internet apenas pelo computador. A maioria das pessoas estão se conectado por meio de smartphones e por isso, os sites estão tendo que se adaptar à essas telas. E os responsivos conseguem facilmente ser navegados por telas menores que a dos computadores. Aumento das vendas Sites que não são responsivos dificultam para que o usuário encontre as informações que deseja. Isso acontece justamente por causa do tópico anterior, a navegação mobile está cada vez mais presente na vida das pessoas, com isso, ao acessar um site que não seja responsivo, o usuário não encontra o que deseja e sai daquela plataforma imediatamente. Se você deseja aumentar as suas vendas, facilite para que o seu cliente encontre o que deseja em seu site e a melhor forma é disponibilizando um que seja responsivo. Melhor experiência de navegação para o usuário Como já dissemos anteriormente, os sites responsivos chegaram para oferecer ao usuário uma melhor experiência de navegação. Nesses websites todos os detalhes são planejados para que isso ocorra sem interferir na interface do website, ou seja, ele será bonito tanto no computador quanto em qualquer outro dispositivo utilizado para navegação. Melhora no SEO SEO é um conjunto de técnicas que você aplica ao seu site para aparecer nas primeiras páginas dos principais mecanismos de busca, e se você deseja melhorar o seu SEO ter um site responsivo é indispensável. Portanto, um website que não oferece uma boa experiência de navegação ao usuário faz com que os buscadores rebaixem o site para as últimas páginas da pesquisa. Agora que você entendeu a importância de um site responsivo, que tal desenvolver o seu? Se você deseja investir em um site responsivo, converse conosco, nós desenvolvemos para você.

Redes sociais: como fazer a gestão das crises

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Ao fundar uma empresa todos estão sujeitos a passar por uma crise. Elas podem surgir de diversas maneiras, às vezes por causa de um fator externo ou por uma ação que a empresa realizou que pareceu inadequada ao público. Mas a questão é: como lidar com as crises nas redes sociais? Nós vamos te ajudar através deste artigo. Com a popularização das redes sociais todo mundo ganhou voz e com isso, ficou muito mais fácil das pessoas exporem negativamente a sua empresa. É por isso que você deve estar preparado para fazer uma boa gestão de crises quando essas ocorrerem, pois se a sua empresa não estiver preparada, você pode perder o controle da situação. Agora nós vamos te dar algumas dicas de como realizar uma boa gestão de crises. Pare, observe e reúna todas as informações Claro que em um momento de crise o que desejamos e precisamos é agir rápido. No entanto, essa ação tem que ser baseada em informações importantes sobre o que realmente está acontecendo. Por isso, o primeiro passo quando a crise ocorrer é parar, observar o que está acontecendo e então reunir todas as informações. Dessa forma será mais fácil pensar em quais medidas você deve tomar. Não deixe de se pronunciar Em um momento de crise a sua audiência espera por um pronunciamento seu e assim como as pessoas utilizam as redes sociais para se manifestar sobre a sua empresa, você deve utilizar o poder delas para se pronunciar. Depois de se informar sobre os acontecimentos, prepare um pronunciamento claro, com uma resposta adequada e que demonstre o seu lado da história. Portanto, não se esqueça de ressaltar os valores da sua empresa neste momento. Seja atencioso com as pessoas Por fim, quando a crise acontecer saiba conversar com as pessoas de forma pacífica. As pessoas que se pronunciarem contra a sua empresa precisam ver que você se importa com os comentários delas e deseja solucionar o problema. Por isso, tente chamá-las no privado e escute o que elas têm a dizer. Também recomendamos que você fale no privado para evitar que o problema se alastre. Essas são apenas algumas das principais dicas para você gerenciar as crises nas redes sociais, mas lembre-se que além de tudo isso, é importante manter um registro do que ocorreu, quais ações foram feitas e os resultados obtidos. Pois as crises podem ocorrer a qualquer momento, então você precisará de material de consulta. Se você deseja realizar um gerenciamento de redes sociais com qualidade, converse conosco. Nós temos um plano certo para a sua empresa.

Redes sociais: detalhes que você precisa se atentar

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Todo mundo sabe que as redes sociais têm um enorme poder dentro das estratégias de Marketing Digital. No entanto, como elas são muito dinâmicas e estão constantemente passando por mudanças, nem sempre é fácil realizar o gerenciamento. Portanto, para que as suas mídias sociais continuem crescendo e você obtendo bastante lucro por meio delas, nós vamos te dar algumas dicas importantes. 1. Lembre-se que você está falando com pessoas Essa primeira dica parece um pouco óbvia, mas muitos esquecem que o conteúdo compartilhado nas redes sociais são voltados para pessoas. Por isso, é importante principalmente desenvolver algo você pense sempre no que gostaria de encontrar nas redes sociais. Grande parte dos conteúdos que viralizam são aqueles que de alguma forma conseguem emocionar as pessoas ou diverti-las. 2. Faça com que o seu público interaja com você Com toda a certeza é fundamental que em suas postagens exista uma interação entre você e o seu público. Portanto, estimule para que ele interaja com você, faça perguntas, enquetes, desafios. Existem diversas formas de estabelecer essa interação e ela é sobretudo essencial para o seu engajamento nas mídias sociais e também para desenvolver um relacionamento com a sua audiência. 3. Compartilhe conteúdo nas redes sociais Ter o perfil nas mídias sociais apenas não basta! É necessário compartilhar conteúdo. E você pode compartilhar não apenas os conteúdos específicos para aquela rede, mas divulgar o que você postou em seu site, seja um post no blog ou um ebook. Conte para a sua audiência que existe novidade no seu site para que eles visitem. Isso vai ajudar a conquistar novos seguidores, manter os que você já tem e aumentar o tráfego orgânico do seu site. 4. Invista em imagens Sem dúvida, a cada dia as pessoas estão ficando mais visuais e as imagens auxilia para que elas memorizem com facilidade as informações. Portanto é importante lembrar que as imagens geram mais engajamento e por isso, elas são tão importantes. Então, para compartilhar essa forma de conteúdo invista em boas imagens, vídeos e artes que despertem atenção do seu público e ofereçam boas informações sobre os seus produtos e soluções. 5. Preste atenção no que o seu público está dizendo Mostre ao seu público que ele realmente é importante, isso é um grande diferencial. Portanto, preste atenção ao que eles estão dizendo sobre a sua marca e procure atender as expectativas dele. Além disso, se eles estão se queixando de algo, procure então conversar e solucionar as principais questões. 6. Ofereça algo em troca O público adora a possibilidade de receber prêmios e você pode fazer isso por eles por meio de concursos culturais, sorteios, entrega de brindes. Faça algo para agradecer a quem está acompanhando o seu perfil. Outra forma interessante de realizar isso é envolver a sua empresa em campanhas que sejam importante para o seu público. 7. Fique atento às novidades O mundo passa por constante mudanças e diariamente a Internet recebe muitas novidades, seja de mídias sociais ou forma de conteúdo. Acompanhe as inovações e faça parte delas. Utilize os novos recursos que as mídias sociais te oferecem. Fique sempre atento às novidades tanto de forma de conteúdo quanto de redes sociais. E não tenha medo de inovar. Saiba mais Existem muitos detalhes que precisamos nos atentar para gerenciar as mídias sociais, mas nós podemos realizar este trabalho por você. Entre em contato conosco e vamos conversar mais sobre o assunto.

Instagram: como mensurar os resultados

Instagram

Ao final de cada ação de Marketing Digital é necessário mensurar os resultados. Isso serve para verificar o que seu público realmente gosta. E se você utiliza as redes sociais é essencial aprender a mensurar os resultados finais em cada uma delas. Por isso, hoje vamos te ensinar quais dados devem ser analisados no Instagram. A melhor forma de analisar as campanhas que realmente oferecem retorno para a sua marca é mensurando os resultados. Pois realizar ações sem verificar o que realmente funciona pode significar perda de tempo e de dinheiro. Isso ocorre porque em toda ação de Marketing Digital é necessário realizar alguns ajustes. No caso do Instagram existem diversas formas de você mensurar os resultados dos seus posts e nós vamos listar algumas das principais para te ajudar Número de Seguidores no Instagram É muito importante avaliar o crescimento da sua conta no Instagram. Se você sempre está com o mesmo número de seguidores é importante verificar o que está acontecendo de errado, pois o normal é que o número de seguidores aumente frequententemente. Escolha um período de tempo para analisar o crescimento do seu Instagram, você pode fazer isso mensalmente por exemplo. Anote em uma planilha o número de seguidores e assim você poderá avaliar quanto o seu perfil cresceu. Número de Curtidas Tanto no Facebook, quanto no YouTube e Instagram, as pessoas podem curtir o seu conteúdo. Essa é a medida mais fácil para verificar o quanto os usuários gostam das suas postagens. Claro que um número muito grande de curtidas não é a única forma de mensurar os resultados, mas ela pode servir como termômetro. Engajamento O engajamento é uma excelente forma para mensurar os resultados que você tem obtido com o Instagram. Para isso você deve dividir o número de curtidas e comentários pelo o seu número de seguidores. Ou seja, você deve fazer o seguinte cálculo: Número de curtidas + número de comentário e dividir o resultado pelo o número deseguidores. 150 curtidas + 20 comentários = 170/1000 seguidores = 3.4% de engajamento. Comentários Outra forma de verificar os resultados do seu Instagram é analisando o número de comentários que você receber. Claro que para isso é importante verificar quais os tipos de comentários que estão sendo feitos e se eles realmente demonstram um envolvimento com a publicação. Essas são apenas algumas das múltiplas formas de mensurar os resultados do seu Instagram. Portanto, avalie os seus posts e se após fazer a mensuração, você verificar que não tem obtido bons resultados, fale conosco que vamos te ajudar no desenvolvimento do conteúdo certo.

5 motivos para investir nas redes sociais

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Nos últimos anos as redes sociais cresceram significativamente e diariamente aumenta o número de pessoas que estão conectadas às elas. Com isso, implementá-las em suas estratégias de Marketing Digital é primordial para os seus negócios e nesse artigo vamos te mostrar 5 principais motivos pelos os quais as redes sociais devem fazer parte da sua estratégia. As redes sociais ajudam a atrair clientes qualificados. Uma das principais vantagens de investir em redes sociais é que os custos são relativamente baixos perto dos benefícios principalmente comparando com os resultados que você pode obter. Ao utilizar as plataformas é possível criar um impacto diretamente em pessoas que realmente possam se interessar pelos seus serviços e produtos. Uma publicidade feita em outros canais será vista por milhares de pessoas, mas poucas realmentevão se interessar pelos seus produtos, já nas redes sociais poucas pessoas irão ver, mas elas certamente serão seus clientes em potencial. Torna a sua marca reconhecida e com maior alcance As redes sociais tem um alcance incrível e se você utilizar as que estão mais de acordo com o perfil da sua audiência, pode ter certeza que a sua marca se tornará reconhecida e com maior alcance, isso ocorre porque elas conseguem aproximar as marcas do seu público. Pois é por meio delas que as empresas estão compartilhando conteúdo relevante capaz de criar a interação com o público. Mas é importante lembrar que você deve criar conteúdo que desperte o interesse e que gerem engajamento. Ajuda a estabelecer um bom relacionamento com o público Se você deseja desenvolver um bom relacionamento com o seu público, as redes sociais podem te ajudar. Por meio delas você pode esclarecer as principais dúvidas dos seus clientes, ouvir as queixas, receber elogios, atender às demandas do consumidor e desenvolver um atendimento personalizado. Trata-se de umaexcelente forma de dialogar e estreitar o relacionamento. Aumenta a taxa de conversão Através do compartilhamento de conteúdos com abordagens mais humanizadas nas redes sociais é possível aumentar a taxa de conversão da sua empresa. Existem várias formas de fazê-lo, como por exemplo, mostrando quem são seus funcionários, o que eles executam na empresa, isso faz com que o seu público se sinta mais próximo da sua marca e gera mais engajamento. Baixo investimento Por fim, como já dissemos anteriormente, uma das grandes vantagens de incorporar as redes sociais às suas estratégias de Marketing Digital é que o investimento que você precisará fazer é muito pouco e oferece muitos resultados. É por isso que grandes empresas estão investindo muito nas plataformas, pois elas já entenderam que o certamente o seu público está conectado. Por isso é essencial desenvolver um planejamento adequado e criar os seu perfil nas redes certas, para que você seja encontrado e visto pelo o seu público. Se você deseja investir em redes sociais, entre em contato conosco. Nós vamos desenvolver o planejamento certo para você.

Redes Sociais mais utilizadas pelos brasileiros

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Em todo o mundo as pessoas estão conectadas às redes sociais, seja para fins de entretenimento ou para manter-se atualizado. Por isso, o poder das redes sociais não deve ser ignorado nas estratégias de Marketing Digital. Mas você sabe quais são as redes sociais mais utilizadas no Brasil? É sobre isso que vamos falar neste artigo. As redes sociais Por se tratar de um meio de obter informação e também para auxiliar a estreitar os vínculos afetivos, o brasileiro passa em média 4 horas do dia conectados às redes sociais. Trata-se do segundo país em que as pessoas ficam mais tempo conectadas. Mas quais são as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros? Facebook O Facebook é a rede social que mais cresce no mundo, são 2 bilhões de usuários presentes na rede. E no Brasil cerca de 130 milhões de pessoas estão conectadas à ela. Isso acontece porque o Facebook é uma rede social versátil e que oferece diversas possibilidades de compartilhamento de conteúdo, como textos, fotos e vídeos. E as pessoas que estão conectadas ao Facebook podem estar em busca de manter contato com os seus amigos, fazer novas amizades e até criar oportunidade de negócios. É por isso, que se você deseja sucesso na sua estratégia de Marketing Digital, é fundamental garantir a sua presença no Facebook. YouTube O YouTube é outra rede que não para de crescer. Quantas vezes você já visitou essa rede para procurar um tutorial, receita ou review de algum produto? Atualmente o YouTube possui um alcance de 1,8 bilhões de usuários que acessam a rede com alta frequência. Por causa disso, o YouTube tornou-se a principal plataforma de compartilhamento de vídeos no mundo e as pessoas utilizam para criar canais de produtos de beleza, compartilhamento de músicas e vários outros segmentos. Linkedin O Linkedin é a rede social para quem deseja algo focado no profissional. São mais de 45 milhões de brasileiros conectados ao Linkedin. Trata-se de uma rede que possibilita construir networking, ou seja, o local ideal para quem deseja criar uma rede de negócios. Essa é uma rede essencial para quem deseja atrair bons colaboradores para a sua empresa. Instagram O Instagram sem sombra de dúvidas é a rede social favorita em todo mundo e possui mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. O acesso à rede ocorre principalmente por smartphones, pois é através deles que os usuários compartilham o conteúdo. Claro que é possível visualizar o conteúdo por meio de computadores, mas ele continua se voltando para os dispositivos móveis. E nela os usuários compartilham vídeos e fotos com a possibilidade de aplicar filtros em seu conteúdo. É importante lembrar que o Instagram frequentemente acrescenta novas ferramentas que faz com que essa rede se torne cada vez mais atrativa e versátil. WhatsApp O WhatsApp veio para facilitar a comunicação de todos e atualmente pelo menos metade da população brasileira se encontra nessa rede. O WhatsApp é uma rede social de mensagens instantâneas e por ter sepopularizado de forma muito fácil as pessoas a apelidaram de Zap Zap. Por causa da sua eficácia, grandes empresas estão incorporando a rede em sua estratégia de Marketing Digital, com isso, já existe até mesmo o WhatsApp Business. E com estratégia certa ele pode te oferecer grandes possibilidades de negócios. Pinterest Muitos estão ignorando o poder do Pinterest, mas essa é uma das redes sociais também queridinha pelos brasileiros. No Pinterest os usuários postam fotos como se fosse em um mural. Ela está sendo muito utilizada principalmente por blogueiras que compartilham conteúdos de moda, casamento, gastronomia, arquitetura, maquiagem, viagem, faça você mesmo e design. Você pode utilizá-la principalmente para as suas estratégias de SEO. Aproveite pois, são poucas as empresas que estão investindo nessa rede. Essas são as principais redes sociais utilizadas pelos o brasileiros. Portanto, aproveite para colocá-las em suas estratégias de Marketing Digital e conte com a nossa ajuda.